O ex-juiz e pré-candidato a presidente, Sérgio Moro, comentou em uma postagem no Twitter (abaixo), sobre a operação Narco Gold, realizada pela Polícia Federal no dia 04/11, na região Oeste do Pará.
Sergio Moro replicou a reportagem de O Globo, sobre o narcogarimpo brasileiro.
A investigação da PF, revelou que o transporte da substância era realizado por meio de aviões que partiam de outros estados até o Oeste do Pará e neste local era feita a distribuição do produto ilícito para outras unidades da federação. Além disso, foi verificado que o grupo utilizava garimpos de ouro como base para pousos e decolagens no transporte de drogas e também como fachada para lavagem de dinheiro.
NARCO GOLD
A Polícia Federal deflagrou no dia 04 de novembro, a OPERAÇÃO NARCOS GOLD, que tem como foco principal combater o crime de lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas, descapitalizando e desarticulando um grupo criminoso que atua na região Oeste do Pará há pelo menos 3 anos.
Foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca e apreensão nos estados do Pará, Goiás, Tocantins e São Paulo, expedidos pela 1 ª Vara Criminal da Justiça Estadual da Comarca de Santarém/PA. Além disso, foi determinado o sequestro de 12 aeronaves, bloqueio de valores em contas bancárias e indisponibilidade de diversos outros bens móveis e imóveis.
A operação envolveu mais de 130 policiais federais e teve o apoio logístico do Exército Brasileiro.
Conforme apurado, as pessoas físicas e jurídicas investigadas, estabelecidas em vários estados da federação, movimentaram mais de R$ 1 bilhão no período de 2017 ao início de 2021.
Traficantes de drogas com licença do Governo para garimpar ouro. Um retrato do descaso. A Agência Nacional de Mineração tem que checar a ficha criminal de quem requer licença de exploração mineral. É óbvio e é fácil. pic.twitter.com/wVkcHfPS3M
— Sergio Moro (@SF_Moro) November 27, 2021
0 Comentários