Ainda falta pouco mais de 45 dias para o fechamento das oficializações de candidaturas à Presidência da República no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para as eleições de 2022.
O prazo vai até o dia 15 de agosto e, até está quarta-feira (29), 12 políticos disputarão o comando do Executivo no Brasil.
Alguns nomes ficaram pelo caminho, como João Doria (PSDB) e Sergio Moro (União Brasil), que acabaram desistindo da eleição.
Segundo o calendário do TSE, as eleições gerais deste ano começarão no dia 2 de outubro, e o segundo turno (caso seja necessário) ocorre no dia 30 do mesmo mês.
As datas correspondem ao primeiro e último domingo do mês, conforme prevê a Constituição Federal.
PRÉ-CANDIDATOS
Veja a lista com os 12 pré-candidatos:
Jair Bolsonaro (PL)
O atual presidente da República tem 67 anos e é candidato à reeleição pelo Partido Liberal (PL).
Bolsonaro nasceu em Glicério, no interior de São Paulo, e foi deputado federal pelo Rio de Janeiro de 1991 a 2018.
Lula (PT)
O ex-presidente, candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Lula, foi metalúrgico e líder sindicalista antes de se candidatar ao cargo pela primeira vez em 1989.
Ele nasceu em Pernambuco, tem 76 anos, e também se candidatou à Presidência nas eleições de 1994 e 1998, vencendo em 2022 e 2006.
Ciro Gomes (PDT)
O candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Ciro Gomes, tem 64 anos e nasceu em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo.
Ciro já foi deputado federal, governador do Ceará, ministro da Fazenda, da Integração Nacional, e disputou as eleições para presidente em 1998, 2002 e 2018.
Simone Tebet (MDB)
Tebet nasceu em Três Lagoas, Minas Gerais, e tem 51 anos. Ela é a candidata do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Senadora desde 2015, Simone Tebet foi a segunda mulher na história a assumir o cargo representando o Mato Grosso do Sul. Esta é a primeira vez que a candidata tenta se eleger ao cargo do Executivo.
Eymael (DC)
Nascido em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, José Maria Eymael, de 82 anos, filiou-se ao hoje extinto Partido Democrata Cristão (PDC) em 1962. Candidatou-se à Prefeitura de São Paulo em 1985, ano em que lançou o jingle ‘Ey, Ey, Eymael, um Democrata Cristão’. Eleito deputado federal em 1986, o político participou da Assembleia Constituinte de 1988.
Fundador e presidente do Democracia Cristã (DC), partido existente desde 1995, Eymael concorre pela sexta vez à Presidência da República, tendo disputado também em 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018.
Luciano Bivar (União Brasil)
O candidato do União Brasil, Luciano Bivar, tem 77 anos e nasceu em Recife, Pernambuco.
Ele já foi dirigente do Sport Clube do Recife e está no quarto mandato como deputado federal. Bivar também foi presidente do PSL entre 1998 e 2018.
André Janones (Avante)
André Janones tem 38 anos e é o candidato do Avante em 2022. O mineiro ficou conhecido após realizar uma série de vídeos sobre a greve dos caminhoneiros em 2018.
Atualmente, Janones é deputado federal por Minas Gerais e ocupa o cargo desde 2019.
Pablo Marçal (Pros)
O empresário e influenciador de 35 anos Pablo Marçal é o candidato do Partido Republicano da Ordem Social (Pros). Ele ficou conhecido em janeiro após levar 32 pessoas para uma trilha em São Paulo e pedir ajuda ao Corpo de Bombeiros.
Marçal também é formado em Direito e soma 3 milhões de seguidores nas redes sociais.
Leonardo Péricles (UP)
Candidato do Unidade Popular (UP), Leonardo Péricles, nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais e tem 40 anos.
Envolvido com políticas sociais, Péricles se considera um “político revolucionário”. Ele liderou ocupações e protestos em junho de 2013 e, em 2020, concorreu à vice-prefeito da capital mineira.
Sofia Manzano (PCB)
Economista e doutora em História Econômica, Sofia Manzano tem 50 anos e é a candidata do Partido Comunista Brasileiro (PCB).
Em 2014, disputou a vice-presidência do Brasil com Mauro Iasi.
Felipe d’Ávila (Novo)
Luiz Felipe D’Ávila tem 58 anos, nasceu em São Paulo e é o candidato do Partido Novo. Comentarista político, formado em Ciência Política, trabalhou como editorialista e escritor.
Vera Lúcia (PSTU)
Uma das fundadoras do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) Vera Lúcia tem 55 anos e já foi filiada do PT, quando foi expulsa em 1992.
A candidata nunca foi eleita a um cargo público, mas já participou da eleição de Sergipe e Aracaju, além de ter disputado um cargo para deputada federal.
0 Comentários