Pela primeira vez na história do Pará, rodovias do estado foram a leilão nesta quarta-feira (15), na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).
Entre as estradas que compõem este primeiro lote de concessões à iniciativa privada, estão a PA-483, mais conhecida como Alça Viária, e a PA-150, importante via de ligação entre diversas rodovias do Pará.
Ao todo, 526 km de estradas foram leiloadas e o "Consórcio Conquista do Pará" foi quem arrematou a concessão por 30 anos, com uma outorga fixa de R$ 10 milhões e outros R$ 440 milhões variáveis.
Serão investidos R$ 3,72 bilhões nas rodovias paraenses e 11 cidades serão beneficiadas com as mudanças, de acordo com o Governo do Estado. O projeto vai impactar diretamente todo o corredor de estradas estaduais que ligam Marabá, no sudeste do Pará, a Marituba, na Região Metropolitana de Belém, passando pelo Porto de Vila do Conde, em Barcarena.
Foram leiloados vários trechos do Subsistema Rodoviário do Estado do Pará (SREPA). Veja quais:
- PA-150, no perímetro entre a PA-475 e PA-256, com extensão de 333 km;
- PA-475, entre PA-150 e PA-256, com extensão de 41,6 km;
- PA-252, em trecho com extensão de 41,4 km;
- PA-151, em trecho com 21,5 km;
- PA-483, no trecho de acesso à Área Portuária Vila do Conde, em Barcarena, com extensão de 18,6 km;
- Alça Viária (PA-483), com extensão de 69,4 km.
O QUE MUDA?
Com a concessão das estradas para a iniciativa privada, entre as principais mudanças previstas está a modernização das vias, melhorias na infraestrutura, como pavimento, sinalização, segurança viária e iluminação, além de cobrança de pedágio.
No entanto, o valor para a cobrança do pedágio ainda não está definido e a tarifa deverá ser estipulada pelo próprio Governo do Pará, o qual ficará responsável por decidir sobre a periodicidade dos reajustes e demais fatores condicionantes para alterações neste valor.
Com a concessão das estradas para a iniciativa privada, entre as principais mudanças previstas está a modernização das vias, melhorias na infraestrutura, como pavimento, sinalização, segurança viária e iluminação, além de cobrança de pedágio.
No entanto, o valor para a cobrança do pedágio ainda não está definido e a tarifa deverá ser estipulada pelo próprio Governo do Pará, o qual ficará responsável por decidir sobre a periodicidade dos reajustes e demais fatores condicionantes para alterações neste valor.
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