Pronto Socorro Municipal de Santarém
Nas últimas semanas, devido ao aumento das chuvas em toda região Oeste do Pará, os casos de influenza A, tem avançado em vários municípios da região. O inverno rigoroso vem contribuindo com a proliferação da doença.
Os postos de saúde e hospitais dos municípios tem recebido uma quantidade enorme de pessoas que apresentam uma "forte gripe".
Exames realizados em alguns pacientes, tem comprovado que a influenza A, está sendo confirmada em praticamente todos os casos de síndrome gripal na região Oeste do Pará.
Pelo fato da influenza ser um vírus respiratório, assim como o que causa a Covid-19, a prevenção contra ele ocorre da mesma forma, ou seja, com distanciamento físico entre as pessoas, uso de máscara e higiene das mãos.
O período de incubação do vírus é de três a cinco dias, quando começa a manifestação dos sintomas. Porém, também é possível que uma pessoa tenha a doença de uma forma assintomática, sem apresentar nenhuma reação.
Durante o período de incubação ou em casos de infecções assintomáticas, o paciente também pode transmitir a doença. O período de transmissão do vírus em crianças é de até 14 dias, enquanto nos adultos é de até sete dias.
Os principais sintomas da nova variante da Influenza são:
- calafrios;
- coriza;
- diarreia,
- dor de cabeça;
- dor de garganta;
- dor no corpo e nas articulações;
- espirros;
- febre alta, acima de 38°C;
- irritação nos olhos;
- mal-estar;
- náuseas e vômitos;
- perda de apetite;
- tosse.
0 Comentários