Prefeito de Mojuí dos Campos
A entrevista foi concedida ao jornal O Impacto e republicada pelo Tapajós Notícias, onde o promotor confirma a abertura de procedimento de investigação referente aos recursos oriundos da Compensação Financeira Pela Utilização Dos Recursos Hídricos (CFURH), que foram repassados para a prefeitura de Mojuí dos Campos.
O trabalho de investigação do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), iniciou após denúncia de moradores da Comunidade Castanheira, que fica aos arredores da Hidrelétrica de Curuá-Una.
De acordo com a reportagem divulgada pelo Jornal O Impacto, os denunciantes afirmaram que no ano de 2021, tiveram informações de que a Comunidade Castanheira teria sido contemplada com indenização de royalties, onde o município de Mojui dos Campos receberia dinheiro a mais para que fossem indenizados os moradores da Comunidade, por parte da Eletronorte, devido à enchente causada pelo fechamento das comportas da Usina Hidrelétrica de Curuá-Una.
Ainda de acordo com os denunciantes, até o presente momento não houve nenhuma benfeitoria na Comunidade, e que, inclusive, a região estaria desamparada pelo poder público municipal. Sem respostas da gestão, resolveram acionar órgão ministerial (MPPA) a fim de saber a quantidade de royalties que estão sendo repassados, bem como onde estão sendo aplicados, além de saber o porquê da Comunidade Castanheira, localizada aos arredores da Usina, uma das principais áreas impactadas pelo fechamento das comportas, não ter sido contemplada com benfeitorias, a despeito dos recursos recebidos.
De acordo com o promotor Diego Belchior Santana, um ofício foi encaminhado ao prefeito Marco Antônio, solicitando que sejam encaminhadas ao MPPA todas as notas de empenho que tenham utilizado como fonte de recurso a especificação “cota-parte compensação financeira pela utilização de recursos hídricos” nos anos de 2021, 2022 e 2023, tabela de excel, organizada por anos, contendo todas os pagamentos realizados.
Após a divulgação da entrevista do promotor, o prefeito de Mojuí dos Campos, Marco Antônio, produziu e compartilhou um vídeo nas redes sociais, onde afirma que a entrevista divulgada era "Fake News" e que não existe nenhuma investigação contra a prefeitura do município, relacionada aos recursos oriundos da Compensação Financeira pela Utilização Dos Recursos Hídricos, porque até o presente momento a prefeitura não foi notificada.
VÍDEO ABAIXO
O que se percebe no vídeo divulgado por Marco Antônio é que a finalidade principal da divulgação do material era espalhar "desinformação" para a população de Mojuí dos Campos.
0 Comentários