PARÁ: Operação na praia do Juá combate degradação ambiental e circulação de veículos em Santarém


Com o objetivo de atender denúncias relacionadas à poluição sonora, circulação de veículos em praias e outros tipos de degradação ambiental, a Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma) e Mobilidade e Trânsito (SMT), em parceria com a 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ªCipAmb), realizou neste domingo (3), uma operação na praia do Juá.
No local, os agentes identificaram a presença de motocicletas, infringindo as lei sobre circulação em praias. Os veículos foram removidos pela SMT e os proprietários foram notificados.
Para a população que frequentava o local, orientações também foram repassadas, incluindo, o estacionamento em local adequado, o descarte correto do lixo e o volume do som utilizado, para que não implique em poluição sonora.


A operação se deu a partir de denúncias recebidas pelos órgãos. A ação deve ser intensificada nesse período do verão e estendida a outras praias.

Crime ambiental


De acordo com a lei municipal nº 18.714/2011, é proibida a entrada, permanência e circulação de veículos automotores nas praias públicas do município, a prática corresponde a um crime ambiental sujeito a multa no valor de 500 UFMS (Unidade Fiscal do Município de Santarém).

Denúncias

O compromisso com o meio ambiente é uma tarefa de todos, portanto, qualquer denúncia deve ser realizada em contato com a Secretaria Municipal de Santarém (Semma), através do número de telefone (93) 3522- 5452, no horário de 08 às 14h, ou pelo WhatsApp (93) 99209-4670, que funciona 24 horas por dia. Ou via NIOP, através do 190, solicitando que as informações sejam repassadas a 1ªCipAmb.

Para que as denúncias sejam eficazes é importante anotar o número da placa e realizar registros em vídeo ou fotos, auxiliando na identificação e notificação dos infratores.


0 Comentários