PARÁ: Distrito Industrial e Ocupação Bela Vista do Juá. Ações do governo do estado em Santarém


Em agenda no município de Santarém, oeste do Pará, nesta sexta-feira, 18, o governador do Estado, Helder Barbalho, vai assinar a autorização da desapropriação de áreas, para a criação do Distrito Industrial. O ato será realizado, às 14h, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES). O governador também vai assinar em Santarém um acordo judicial para a desapropriação da área e regularização fundiária das casas e terrenos na ocupação Bela Vista do Juá. O acordo será celebrado com o atual proprietário da área e, a partir da assinatura, o Governo do Estado assume a responsabilidade de garantir o título e a regularização das terras para beneficiar cada um dos cerca de 30 mil santarenos que vivem no bairro, que fica às margens da PA-453, a Avenida Fernando Guilhon.

DISTRITO INDUSTRIAL

O Distrito Industrial de Santarém compreende uma área de 175 hectares e já conta com um Projeto Conceitual que contempla 125 lotes distribuídos em 6 zonas econômicas: indústria, construção civil, bioindústria, mineração não metálica, logística, comércio e serviços, e agroindústria. 

A planta do empreendimento terá espaços administrativos e de convivência, uma rede de 6,5 km de vias, sistema de drenagem, calçadas, ciclovias, faixas de pedestres, canteiros centrais, paisagismo e rede de distribuição de energia elétrica.


BELA VISTA DO JUÁ

A luta pela regularização fundiária do bairro Bela Vista do Juá já tem mais de 10 anos. E até este momento, as famílias enfrentavam a insegurança, com a expedição de ordens judiciais para a retirada dos moradores. O que chegará ao fim com a celebração deste acordo. Após a desapropriação, o Estado vai trabalhar no bairro com visitas a todas as famílias, cadastramento dos moradores e medição dos lotes para que todos recebam em mãos o título e a documentação das terras totalmente regularizadas.

0 Comentários