Em 2017, Helder Barbalho iniciava seu 1º mandato como governador do Pará.
A análise considera os resultados das notas do Saeb, que medem a aprendizagem dos estudantes, para 16 estados com governadores que possuem maior tempo de gestão – ou seja, que estão em algum nível do segundo mandato.
“Os dados reforçam que partido político não é uma variável que ajuda a explicar – para o bem ou para o mal – o desempenho de um governador na educação. O que fundamentalmente une quem entrega resultados é a forma como traduzem prioridade política para a educação no dia a dia: são governadores que acompanham de perto, que cobram resultados de suas equipes, que blindam a pasta de interferências meramente político-partidárias e que se envolvem pessoalmente na mobilização dos profissionais da educação e das famílias. Já os estados com resultados ruins não só devem explicações à sociedade mas, segundo os dados, precisam urgentemente corrigir a rota”, analisa Olavo Nogueira Filho, diretor-executivo do Todos Pela Educação.
Assim como cada professor avalia o aprendizado de seus alunos, o país também precisa avaliar o quanto as crianças e jovens espalhados pelas escolas de todo o território nacional estão de fato aprendendo. O Brasil faz isso por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), um conjunto de avaliações de larga escala, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aos estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.
A análise considera os resultados das notas do Saeb, que medem a aprendizagem dos estudantes, para 16 estados com governadores que possuem maior tempo de gestão – ou seja, que estão em algum nível do segundo mandato.
No ranking, o Pará teve o maior avanço entre 2017 e 2023.
“Os dados reforçam que partido político não é uma variável que ajuda a explicar – para o bem ou para o mal – o desempenho de um governador na educação. O que fundamentalmente une quem entrega resultados é a forma como traduzem prioridade política para a educação no dia a dia: são governadores que acompanham de perto, que cobram resultados de suas equipes, que blindam a pasta de interferências meramente político-partidárias e que se envolvem pessoalmente na mobilização dos profissionais da educação e das famílias. Já os estados com resultados ruins não só devem explicações à sociedade mas, segundo os dados, precisam urgentemente corrigir a rota”, analisa Olavo Nogueira Filho, diretor-executivo do Todos Pela Educação.
Assim como cada professor avalia o aprendizado de seus alunos, o país também precisa avaliar o quanto as crianças e jovens espalhados pelas escolas de todo o território nacional estão de fato aprendendo. O Brasil faz isso por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), um conjunto de avaliações de larga escala, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aos estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.
- Todos pela Educação é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e sem ligação com partidos políticos, financiada por alguns dos principais grupos empresariais do Brasil, com o objetivo de defender o acesso a educação básica de qualidade para todos os cidadãos.
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