Caminhada e Fumaça em Santarém
Se trata da poluição de nível elevado causada por queimadas gerando uma densa camada de fumaça altamente perigosa e insalubre que atinge Santarém e Mojuí dos Campos. O evento vai ocorrer neste sábado (30) e domingo (01).
A previsão é que entre 80 mil a 100 mil pessoas participem do evento nesse ano de 2024.
A recomendação dos especialistas em saúde e que nesse momento, nenhum tipo de atividade física seja realizado em ambiente aberto, devido a exposição ao ar poluído.
Serão 37 Km de caminhada entre os municípios de Mojui dos Campos e Santarém, via BR-163 e PA-451, com grande risco para os romeiros, devido a exposição por um longo trecho ao ar poluído. A participação de idosos e crianças durante o longo trajeto, coloca em risco a saúde desse grupo de pessoas.
Tanto o município de Santarém, quanto de Mojuí dos Campos, não tem condições estruturais dentro do serviço de saúde para atender milhares de pessoas, caso precisem de atendimento médico de urgência, por causa da contaminação, devido a fumaça.
Precisamente 3h01min (29.11.2024), a cidade de Santarém atingiu a marca de 411 microgramas por metro cúbico (µg/m³). Resultando em alto grau de poluição.
Já o distrito de Alter do Chão, que pertence a Santarém, atingiu um nível elevadíssimo de 468 microgramas por metro cúbico (µg/m³). Quantidade absurdamente elevada para os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), que determina que o limite aceitável é de 50 microgramas por metro cúbico (µg/m³).
Os focos de incêndio vem aumentando nos últimos dias e a previsão é que a fumaça não dê trégua, neste final de semana, podendo atingir de forma direta a Caminhada de Fé com Maria.
0 Comentários