URGENTE: Vereador pede uso obrigatório de máscaras para a população por causa da fumaça em Santarém

Biga Kalahare

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Santarém, nesta segunda-feira (02), o vereador Biga Kalahare (PT) utilizou a tribuna para destacar a indicação formalizada ao Poder Executivo, solicitando a criação de um decreto que determine o uso obrigatório de máscaras no município. 

Conforme argumentou o parlamentar, a medida é essencial para conter o agravamento de doenças respiratórias, e evitar a sobrecarga no sistema público de saúde, em decorrência da poluição do ar com a grande quantidade de fumaça nos últimos dias.

O pedido, aprovado por unanimidade em plenário, foi fundamentado com base nos dados obtidos junto à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e nas visitas realizadas pelo vereador, ainda na manhã desta segunda-feira, à Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) e ao Hospital Municipal. 

O petista ressaltou que a demanda de pacientes com sintomas respiratórios nas unidades de saúde tem crescido significativamente. Apenas entre os dias 1° e 26 de novembro, o Núcleo de Epidemiologia da UPA contabilizou 1.045 atendimentos relacionados a problemas respiratórios.
 
Apenas nos dias 24 e 25 de novembro, foram registrados 150 atendimentos dessa natureza, sendo que metade dos pacientes necessitou de internação.

O petista ressaltou a urgência da medida diante da grave crise ambiental enfrentada pelo município, que há quase dois meses está encoberto por uma densa fumaça proveniente das queimadas descontroladas. Embora o governo do estado tenha enviado reforços para combater os incêndios na região, a situação permanece crítica.


Segundo o parlamentar, a gravidade do cenário foi evidenciada por dados da plataforma PurpleAir, que monitora a qualidade do ar globalmente. Santarém foi classificada como a segunda cidade mais poluída do mundo, com concentrações de partículas poluentes alcançando 411 microgramas por metro cúbico (µg/m³). No distrito de Alter do Chão, esse índice chegou a 468 µg/m³, valores muito superiores ao limite seguro estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 50 µg/m³.

Para o vereador, os indicadores tornam a adoção de medidas urgentes, incluindo a solicitação de auxílio ao governo federal para enfrentar a crise ambiental e reduzir os impactos sobre a saúde pública e a qualidade de vida da população.

INDICAÇÃO Nº 360/2024 –– Indica ao Poder Executivo Municipal a realização de estudo de viabilidade de um decreto tornando obrigatório o uso de máscara no município de Santarém, com intuito de diminuir os impactos na saúde da população, em decorrência da grande quantidade de fumaça, além de evitar superlotação dos equipamentos de saúde.  (Autoria: Vereador Biga Kalahare).

0 Comentários